Comédia de Jean-Pierre Martinez
Tradução pelo próprio autor
4 PERSONAGENS : 2 homens e 2 mulheres
Numa Terra tornada inabitável devido ao aquecimento global, uma humanidade moribunda está a viver as suas últimas horas. Dois homens e duas mulheres estão prestes a partir numa nave espacial em direção a um planeta desconhecido que poderá servir como o seu último refúgio. A missão destes quatro « escolhidos »: dar à Humanidade a oportunidade de se perpetuar depois de ter causado a sua própria extinção através da sua loucura autodestrutiva. Mas será que tal humanidade realmente merece ser salva? Nem todos concordam…
Este texto é disponibilizado gratuitamente para leitura. Antes de qualquer utilização pública, profissional ou amadora, deve ser obtida autorização do autor FORMULARIO DE CONTACTO
| FAZER DOWNLOAD GRATIS |
![]() |
Depois de nós, o dilúvio: a humanidade ainda merece ser salva?
Numa Terra que se tornou inabitável, quatro sobreviventes — dois homens e duas mulheres — preparam-se para abandonar o planeta a bordo de A Arca, na esperança de fazer renascer a humanidade noutro lugar. Mas uma pergunta vem de imediato pôr em causa essa missão: depois de ter destruído o seu próprio mundo, será que a espécie humana merece realmente uma segunda oportunidade? Este desacordo transforma pouco a pouco a viagem da última esperança num confronto entre aqueles que querem sobreviver a qualquer preço e aqueles que pensam que seria preferível pôr fim a tudo.
A peça parte de uma catástrofe ecológica, mas rapidamente ultrapassa esse único tema. Através das quatro personagens, confronta diferentes formas de julgar a humanidade. Alban condena-a pelos crimes que cometeu; Paul pensa antes de mais em salvar a própria pele; Virginie recusa-se a desistir da vida apesar de tudo; Ève hesita entre estas posições. No entanto, cada um acaba por ser confrontado com os seus próprios medos, desejos e contradições. O debate nunca opõe simplesmente bons e maus: coloca a questão de saber se devemos condenar o ser humano pelo que fez ou deixar-lhe ainda a liberdade de agir de outra forma.
É aqui que a comédia desempenha plenamente o seu papel. Mesmo à beira da extinção, as personagens continuam a brincar, a discutir, a seduzir, a ter ciúmes ou a tornar-se ridículas. O contraste entre a dimensão do que está em jogo e a banalidade profundamente humana dos seus comportamentos confere à peça o seu tom particular. O humor impede que o discurso se torne demonstrativo e recorda que a humanidade de que se fala nunca é uma ideia abstrata: está inteiramente contida nestes quatro seres imperfeitos, capazes tanto do pior como do melhor.
O final leva esta lógica até às últimas consequências. Dezasseis mil anos mais tarde, os sobreviventes regressam a uma Terra que voltou a ser parcialmente habitável, como se a história pudesse recomeçar. O paralelo com Adão e Eva é explícito, mas nem por isso a peça propõe um novo começo inocente. Pelo contrário, deixa em aberto a questão que a atravessa: saberá a humanidade evitar repetir os seus erros? O sacrifício final de Virginie oferece apenas uma resposta provisória: apesar de tudo o que poderia justificar o seu desaparecimento, talvez ainda exista uma razão para dar ao ser humano mais uma oportunidade.
