Nascido em 1955 em Auvers-sur-Oise (França), Jean-Pierre Martinez fez as suas primeiras aparições em palco como baterista de diversos grupos de rock, antes de se tornar publicitário semiólogo. Depois de um período como argumentista para televisão, regressa aos palcos como dramaturgo. Escreveu uma centena de guiões para o pequeno ecrã e mais de noventa comédias para teatro, das quais algumas já são clássicas. Hoje em dia é um dos autores contemporâneos mais representados em França e nos países francófonos. Por outro lado, muitas das suas peças, traduzidas em espanhol, português e inglês, estão regularmente em cartaz nos Estados Unidos e na América Latina.
Jean-Pierre Martinez é diplomado em literatura espanhola e inglesa (Sorbonne), em linguística (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales), em economia (Institut d’Études Politiques de Paris) e em guionismo (Conservatoire Européen d’Ecriture Audiovisuelle). Foi sua a decisão de disponibilizar todos os textos das suas peças para download gratuito no seu site La Comédiathèque http://comediatheque.net
Estes textos são disponibilizados gratuitamente para leitura. Antes de qualquer utilização pública, profissional ou amadora, deve ser obtida autorização do autor Formulario de contacto
2 PERSONAGENS
No fim da linha
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
3 PERSONAGENS
Sexta-Feira 13
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
Pequeno homicídio sem consequências
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
4 PERSONAGENS
Strip Poker
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
Um caixão para dois
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
Quarentena
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
Há um autor na sala?
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
Gay Friendly
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
Quatro Estrelas
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
Apenas um instante antes do fim do mundo
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
10 PERSONAGENS
Milagre no convento de Santa Maria-Joana
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
14 PERSONAGENS
Uma herança pesada
BAIXAR O TEXTO GRATIS OU COMPRAR O LIVRO
+++
Universo
Ao longo das 100 comédias que escreveu até hoje, Jean-Pierre Martinez criou um verdadeiro universo teatral. Uma França imaginária, mas muito real, cujas cidades, vilas e campos ele continua a explorar, povoada por personagens coloridos, ao mesmo tempo risíveis, comoventes e cativantes, com os quais se identifica facilmente. Café, restaurante, hospital, crematório, livraria, mercearia, esquadra, banco, convento, casa de repouso, casa própria… e até teatro. Em cada um desses lugares de sociabilidade, constituindo tantos cenários possíveis, a tragicomédia da vida é encenada.
Uma biblioteca de cenários
Perdemos a conta das peças de sucesso adaptadas para o cinema. Roteirista de formação, Jean-Pierre Martinez manteve um estilo muito roteirista como dramaturgo, com um aguçado senso de intriga e diálogo. Os textos de seus mais de 300 sketchs podem, portanto, servir de cenário para curtas-metragens, e os textos de suas 92 comédias são facilmente adaptáveis para médios ou longas-metragens. Eles constituem, portanto, uma biblioteca de cenários reais.
Um teatro em liberdade
Com mais de 2.000 apresentações das suas 94 peças a cada ano, Jean-Pierre Martinez é um dos autores contemporâneos mais interpretados por empresas profissionais ou amadoras na França e nos países de língua francesa e espanhola. Traduzido para 12 idiomas, as suas comédias foram apresentadas em mais de 60 países, nos 5 continentes. “Não estou escrevendo para ser editado, mas para ser tocado. Meus textos não pretendem seduzir comités de leitura, mas sim agradar ao público. É por isso que ofereço minhas comédias diretamente às empresas, em total liberdade. Jean-Pierre Martinez é um dos autores mais prolíficos da cena francesa. A SACD emite cerca de 300 autorizações de repertório por ano, na França e no exterior, o que o torna um dos autores mais populares entre as companhias e o público de hoje.
Um universo teatral
“Um teatro onde você não ri é um teatro do qual você tem que rir” (Brecht). Ao longo das 92 comédias que escreveu até hoje, Jean-Pierre Martinez tece a teia de um universo teatral único, onde o humor sempre presente muitas vezes esbarra no absurdo em seus aspectos tragicómicos. É também autor de “Escreva uma comédia para o teatro”, um manual para jovens dramaturgos de todas as idades, no qual também expõe sua própria concepção de escrita teatral, e “Escreve sua vida”, uma autoficção em que narra o pessoal e trajetória profissional que o levou a se tornar roteirista, depois dramaturgo e finalmente escritor. Jean-Pierre Martinez defende um teatro popular no nobre sentido do termo, divertido mas sem facilidade, impertinente mas sem vulgaridade, empenhado mas não edificante, ético mais que moralista e, sobretudo, não educativo nem ministrador de aulas.